fbpx
Skip to main content

Os destaques do Salão do Móvel de Milão 2023

(Oluce no Salone del Mobile Milano 2023, foto por Diego Ravier)

O Salão do Móvel de Milão, uma das feiras de design mais importantes do mundo, está de volta com sua nova edição em 2023. Do dia 18 a 23 de abril, este evento reunirá profissionais e empresas do setor mobiliário, oferecendo uma oportunidade única para descobrir tendências em design.

Desde a sua primeira edição em 1961, o Salão do Móvel de Milão tornou-se referência no mundo da decoração. A feira acontece anualmente, na Itália, e reúne os melhores designers, arquitetos e fabricantes de móveis do mundo. 

Ao longo dos anos, o evento tem sido responsável por apresentar ao mundo as mais importantes tendências e novidades do mercado de móveis. Dentre as marcas confirmadas para a edição desse ano estão Living Divani, Gebrüder Tonet Vienna, Porro, Nanimarquina, Tacchini, além de nomes da indústria brasileira como Ornare e Tramontina. 

Esse ano, a Feira de Móveis de Milão reunirá um total de 1.962 expositores, mais de 550 jovens talentos com menos de 35 anos e 27 escolas de design.

Salão do Móvel de Milão 2023: As novidades do evento

Salone del mobile milano
Stand da Et Al no Salão do Móvel de Milão 2023. (Foto cortesia Salone del Mobile.)

Em sua 61ª edição, o Salão do Móvel de Milão será apresentado em um novo layout, no qual todas as exposições ficarão em um andar único, sem haver mais divisões de andares superiores e inferiores. A ideia por trás dessa mudança é simplificar a experiência de visitação e aumentar a conexão entre os visitantes. Assim, é possível criar oportunidades para designers e representantes de marcas se encontrarem e interagirem. 

“Fizemos mais de 2.300 entrevistas para descobrir as necessidades dos expositores e dos visitantes da feira”, afirma Maria Porro, presidente do Salone del Mobile. 

“Assim, nasceu a ideia de fazer uma exposição em um único nível para facilitar os fluxos.  Fizemos um trabalho quase ‘urbanístico’ no desenho interno dos pavilhões”. Os expositores não serão mais divididos por estilo, mas sim de acordo com o público-alvo das empresas.

Outra novidade é o uso de realidade aumentada no aplicativo oficial do Salone del Mobile, que ajudará os visitantes a identificarem e localizarem com mais facilidade as exposições e marcas que mais os interessam.

Euroluce e a Cidade das Luzes

Salone del Mobile
(Foto por Sharon Abdalla/HAUS)

Parte do Salone del Mobile, a tão aguardada feira bienal de iluminação retorna após um hiato de quatro anos. Nessa edição, a feira traz a temática “Cidade das Luzes” e busca mostrar a iluminação sob uma abordagem interdisciplinar envolvendo arte, fotografia, ciência e arquitetura. 

“Para a Euroluce, redesenhamos os caminhos da exposição integrando os espaços das empresas com conteúdos culturais interdisciplinares que dizem respeito à relação entre luz, arquitetura, arte e ciência”, explica Maria Porro. A exposição se apresenta em uma rota circular, com o visitante no centro, para uma experiência de visitação mais fluida.

Dessa forma, a “Cidade das Luzes” da Euroluce contará com uma riquíssima oferta cultural com curadoria de Beppe Finessi, que vai da arte contemporânea à fotografia, do design de investigação à experimentação tecnológica.

Nas ruas projetadas pelo estúdio milanês Lombardini22 será possível prestigiar exposições de mais de 300 marcas, dentre elas as conhecidas Artemide, Flos, Foscarini, Ingo Maurer GmbH, Santa & Cole e Tom Dixon. 

O estúdio Formafantasma é um dos protagonistas da Euroluce 2023 e apresenta o projeto Aurore: uma grande praça planejada para ser uma arena para experiências imersivas e reflexivas e um lugar dedicado à conversa, ressaltando o conceito interativo presente nesta edição do Salão do Móvel. 

O casal formado por Andrea Trimarchi e Simone Farresin também fez a organização dos interlúdios arquitetônicos que abrigarão as exposições da mostra Constellations, com curadoria de Beppe Finessi.

SaloneSatellite 2023 prestigia escolas de design

Com curadoria de Marva Griffin, o SaloneSatellite é a tradicional área da exposição dedicada a apresentar novos e jovens designers (até 35 anos).

O tema escolhido para este ano é “Escolas de Design – Construindo o (im)possível. Processo, Progresso, Prática”. A ideia é ressaltar a importante contribuição que as escolas e universidades deram (e continuam a dar) à formação de novos designers e ao desenvolvimento do design como um todo. 

Por esta razão, a disposição dos espaços expositivos também foi renovada, com as 27 universidades participantes presentes em um pavilhão que destaca os designers individuais.

O SaloneSatellite também homenageará designers e empresas de iluminação com a exposição especial “Sate-light 1998-2022. SaloneSatellite young designers”, destacando luminárias desenhadas por designers que foram descobertos e se tornaram famosos graças ao mostruário Satellite.

Por fim, o grande e aguardado convidado do SaloneSatellite será Gaetano Pesce, convidado a contar aos alunos os principais passos de sua longa carreira.

Foco em sustentabilidade 

Salão do móvel de milão
Pedrali no Salone del Mobile Milano 2023. (Foto por Mattia Romanut)

A organização do Salão do Móvel de Milão 2023 ressalta o compromisso da feira em fazer stands reutilizáveis e gerar o mínimo de lixo possível durante e após a exposição. 

“Decidimos iniciar o processo para obter a certificação ISO 20121, por considerarmos isso fundamental para continuar o nosso caminho rumo à sustentabilidade

Visando promover o design sustentável e reduzir os impactos ambientais de espaços temporários, o Salone trabalhou com os estúdios Formafantasma e Lombardini22 para construir estruturas modulares para a Euroluce. 

Dessa forma, é possível garantir a continuidade do projeto, seja como parte da feira, como em outros lugares, que foi o caso da instalação de destaque da edição de 2022 da feira, “Design with Nature”, que foi posteriormente reutilizada na exposição Arte Fiera di Bologna.

Além disso, o Salão do Móvel de Milão também fez esforços para empregar fornecedores de materiais reciclados, recicláveis ​​e/ou reutilizáveis, bem como aqueles que possam ser reciclados no final da sua utilização, para a construção das áreas comuns do evento. “Somos um evento global e sabemos o quanto é importante compartilhar ações éticas e responsáveis com todas
os expositores e visitantes”, destacou Maria Porro.

“Escolhemos parceiros cujas estratégias são construídas em torno de uma preocupação genuína com as pessoas e o planeta. Nosso objetivo é diminuir a produção de lixo e regenerar os recursos que consumirmos”, compartilha a organização do Salone del Mobile.

A mostra Salão do Móvel de Milão faz parte da Semana de Design de Milão, que conta com mais 918 eventos paralelos distribuídos por toda a cidade.

Mantenha-se informado sobre os principais acontecimentos do mundo da decoração e design de interiores através das nossas redes sociais. 

Ou continue lendo: Tendências do design de interiores para 2023.

Deixe um comentário