fbpx
Skip to main content

As principais tecnologias usadas na arquitetura moderna

tecnologia na arquitetura

O uso da tecnologia na arquitetura é cada vez mais indispensável para os projetos modernos.  De desenhos à mão para projetos digitais, e de maquetes físicas para realidade virtual, a revolução tecnológica está deixando uma marca insubstituível no mundo da arquitetura.

No mês de dezembro, celebramos o Dia do Arquiteto, e para comemorar essa data tão especial, a Uniflex preparou uma série de artigos sobre arquitetura para celebrarmos juntos a importância desse profissional! No tema de hoje, discutiremos o papel da tecnologia na arquitetura e os principais recursos utilizados atualmente. Vamos lá? 

Principais tendências em tecnologia na arquitetura

A arquitetura está passando por uma revolução poderosa: a revolução tecnológica. Os avanços tecnológicos proporcionam ferramentas eficientes que auxiliam em todos os processos, desde a concepção até a execução de um projeto. 

A tecnologia não só ajuda no trabalho do arquiteto, mas também abre as portas para concepções cada vez mais ousadas e inovadoras. Se, no passo, muitos planos ficavam apenas no papel, hoje em dia, tornou-se consideravelmente mais simples transformá-los em realidade.

Vamos conhecer algumas das principais tecnologias para arquitetura que estão revolucionando esse setor:

Digitalizando a criação

tecnologia na arquitetura

A era do papel e lápis acabou? Não exatamente. No entanto, o processo de criação de projetos agora é majoritariamente digital. Softwares intuitivos permitem que ideias ganhem vida na tela, acelerando o processo criativo.

Utilizar softwares para a concepção de projetos arquitetônicos permite que as ideias ganhem vida de maneira mais rápida e dinâmica na tela do computador. Ferramentas como modelagem 3D, renderização e simulação oferecem aos arquitetos a capacidade de visualizar suas criações de maneira mais realista, possibilitando uma compreensão mais profunda do projeto antes mesmo de ser construído.

Além disso, a digitalização do processo de criação facilita a colaboração entre profissionais, já que agora os projetos podem ser compartilhados de forma instantânea e acessados de qualquer lugar do mundo. Isso acelera a troca de ideias e favorece uma abordagem mais integrada do projeto.

Realidade virtual na arquitetura

E se você pudesse passear por seus projetos antes mesmo de serem construídos? Com a realidade virtual aumentada, você pode. Arquitetos e clientes podem explorar espaços virtuais, tornando a tomada de decisões muito mais informada e emocionante.

Com a realidade virtual aumentada, é possível caminhar pelos ambientes, averiguar como as pessoas vão circular por ele, planejar a disposição dos móveis e o layout geral. 

Portanto, a realidade virtual na arquitetura permite que arquitetos e clientes experimentem o espaço antes de ser construído, possibilitando entender melhor a escala, proporção e layout. Isso ajuda a identificar possíveis problemas de design e fazer ajustes antes do início da construção.

Além disso, os clientes também podem tomar decisões mais informadas sobre elementos de design e materiais do projeto. Isso reduz a probabilidade de descontentamento após a construção e permite que o arquiteto faça ajustes precisos com base nas experiências virtuais.

Impressão 3D

Usar a impressora 3D permite que os arquitetos transformem suas visões criativas em realidade. Com ela, o arquiteto pode criar maquetes detalhadas de forma rápida e relativamente simples, gerando uma representação tridimensional precisa dos projetos arquitetônicos.

A grande vantagem dessa tecnologia está na versatilidade que ela oferece. Os arquitetos podem escolher a escala desejada para suas maquetes e reproduzir fielmente os cenários projetados. A impressora 3D também é excelente para elaborar protótipos que serão expostos ao público, pois incentiva a curiosidade e eleva a experiência de visualização.

Poder materializar ideias de maneira rápida e acessível contribui para a promoção da inovação no campo da arquitetura, e economiza tempo que seria gasto com a construção de uma maquete tradicional. 

Leia também: 

Building Information Modeling (BIM)

tecnologia na arquitetura

Caso você ainda não esteja familiarizado, BIM (Modelagem de Informação da Construção) é um processo de criação e gerenciamento de informações para uma determinada construção. Com base em um modelo inteligente e habilitada por uma plataforma na nuvem, a BIM integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um projeto, em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento até a construção e as operações.

Em vez de se concentrar só na representação visual de um edifício, a BIM incorpora informações interconectadas ao modelo, criando uma base de dados digital que contém informações detalhadas sobre cada componente da construção. Essas informações podem incluir especificações técnicas, custos, prazos, desempenho energético, entre outros. 

A colaboração é incentivada, pois vários profissionais, como arquitetos, engenheiros, construtores e gerentes de projeto, podem contribuir para o modelo BIM, tornando-o uma fonte centralizada de dados confiáveis.

Drones

Usar drones para mapear a topografia e fazer registros fotográficos é uma prática cada vez mais comum na arquitetura e traz vários benefícios para o desenvolvimento dos projetos. 

Drones podem sobrevoar a área do projeto e coletar dados topográficos rapidamente, além de criar mapas de altitude e variações no terreno. Essas imagens ajudam os arquitetos a entender melhor o contexto no qual o projeto será inserido.

Para projetos em larga escala, como o planejamento urbano, drones ajudam a obter informações sobre grandes áreas e otimizam o tempo de levantamento de dados, além de fornecer uma base mais sólida para tomada de decisões.

Em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia, a arquitetura não fica para trás. Ao abraçar essas inovações, os arquitetos não estão apenas moldando estruturas físicas, mas também o próprio futuro da profissão.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da arquitetura e design de interiores, siga a Uniflex no Instagram ou no Facebook, e se inspire com nossas fotografias no Pinterest. 

Ou continue lendo: Fachada inteligente para prédios corporativos já é realidade. Conheça as soluções mais inovadoras do mercado.

Deixe um comentário