fbpx
Skip to main content

O que é plantscaping? Aprenda como usar plantas em sua decoração

O resultado estético de uma decoração geralmente não requer explicações. A partir das escolhas feitas, faz parte da arte que um ambiente fale por si próprio. O que poucos consideram é que esses resultados são a consequência de estratégias e muita ponderação.

Mais do que somente “colocar o que fica bonito”, decorar um ambiente é uma atividade que requer a consideração de inúmeras variáveis, desde a maneira como o espaço vai ser usado, até os gostos pessoais daqueles que o utilizará e a maneira como todos os elementos interagem.

É exatamente nesse sentido que é necessário compreender o que é plantscaping, assunto que vamos trabalhar no texto. Como parte das técnicas usadas em projetos paisagísticos de interior, os seus elementos transformam o ambiente, com charme e elegância.

 

O plantscaping e a decoração em ambientes internos

Plantas no quarto

Como mencionado na introdução deste texto, plantscaping é um termo que se demonstra na integração de vegetação em ambientes internos. Em um primeiro momento pode-se imaginar algo como “colocar plantas em cômodos”, mas as técnicas vão muito além disto.

Na realidade, um projeto paisagístico de interior considera as plantas como partes fundadoras da decoração. Embora elas devam se adequar às possibilidades, em certa medida, as vegetações também ditam como o ambiente será construído e, posteriormente, decorado.

Entender o que é plantscaping, uma das tendências de decoração, é útil tanto para o paisagismo de residências quanto para ambientes corporativos. As decisões específicas de cada uma dessas situações mudam, mas os aspectos positivos se mantêm. Os resultados se beneficiam dos espaços e das possibilidades criativas.

Por fim, é interessante dizer que o plantscaping une elementos da arte com características próprias das ciências exatas. Considera-se as vegetações como elementos vivos, ao mesmo tempo em que se adequa espaços para que eles as comportem harmoniosamente.

 

5 dicas de plantscaping

Compreendido o que é plantscaping, chegou a hora de saber como fazer o bom uso dessa técnica na hora de decorar os ambientes internos! A fim de dar uma “luz” para quem está pensando em mudar os seus espaços, vamos apresentar cinco dicas muito úteis. Confira!

1 – Escolha as plantas considerando cada ambiente

O que é plantscaping

Quando falamos sobre o que é plantscaping, é necessário dizer que as decisões sobre a decoração dependem de alguns fatores. O principal critério a ser analisado é o ambiente no qual as plantas estarão. Naturalmente, vegetações de áreas externas são diferentes das internas.

Algumas plantas se dão melhor em temperaturas mais frias, enquanto outras se beneficiam do calor. O objetivo é que as escolhas sejam feitas de maneira que a coerência da decoração da casa como um todo não interfira na vida das espécies e no cuidado necessário com elas.

2 – Considere o seu gosto pessoal

Plantas em apartamento

Assim como qualquer outra parte da decoração, o gosto pessoal de quem viverá no ambiente é uma das principais coisas a ser considerada. Se uma determinada escolha te desagrada, não faz sentido mantê-la, mesmo que detalhes possam ser modificados.

Uma boa decoração de interiores não substitui o seu gosto pessoal, mas ajuda a aprimorá-lo. A ideia é que você consiga existir em ambientes com os quais se identifica, mas que também são harmoniosos entre si.

3 – Siga tendências em construções verdes

O que é plantscaping

Poucas duplas funcionam tão bem em conjunto quanto às tendências em construções verdes e o plantscaping. Na verdade, uma casa construída utilizando técnicas e materiais mais ecológicos é um “fit” natural para as plantas, especialmente nos ambientes internos. Isso vale, inclusive, para escritórios!

Graças aos elementos com foco na diminuição do impacto ao meio ambiente, as vegetações que farão parte da decoração interna sofrem menores prejuízos. Ou seja: essa combinação melhora a qualidade de vida tanto das pessoas quanto das plantas!

4 – Aproveite os benefícios do plantscaping

Paisagismo de interiores

É impossível explicar o que é plantscaping sem mencionar as suas vantagens. Nós podemos começar falando daqueles de caráter mais subjetivo, como a contribuição para mudanças no humor. Ambientes decorados com plantas transmitem uma aura mais calma e de criatividade.

De maneira prática, o plantscaping também melhora a qualidade do ar e a acústica dos cômodos e reduz a umidade e o excesso de calor. Embora esses resultados possam ser obtidos por soluções artificiais, elas são muito mais invasivas e prejudiciais à nossa saúde.

5 – Pense no plantscaping desde o princípio

O que é plantscaping

A boa aplicação do plantscaping em uma construção não simplesmente coloca plantas em espaços que tenham “sobrado” nos ambientes. A fim de se obter os melhores resultados funcionais e estéticos, é preciso levar em conta a presença do “verde” desde o princípio.

Uma construção que é feita com plantscaping em mente dá prioridade para as plantas e garante que elas sejam utilizadas de maneira mais estratégica e esteticamente coerente. A partir desses posicionamentos, é possível tomar decisões criativas eficazes.

Quando bem utilizado, o plantscaping pode ser sentido sem a necessidade de palavras!

 

Para outras dicas especiais, siga o nosso perfil no Instagram!

Após aprender aqui o que é plantscaping e as dicas sobre o seu uso, aproveite para descobrir os benefícios da proteção térmica em prédios inteligentes.

Deixe um comentário