Luz + design


Com uma trajetória singular, Carlos Fortes transforma e ilumina projetos com a sua luz.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ, no ano de 1986, Carlos Fortes é o lighting designer mais cobiçado pelos escritórios de arquitetura Brasil afora para projetar a iluminação de ambientes, sejam eles residenciais, corporativos, comerciais, prediais e até galerias e museus.

Trabalhou ao lado de grandes nomes como Esther Stiller e Gilberto Franco, herdeiros de Livio Leve, e Paulo Casé. E com o Estúdio Carlos Fortes desenvolve projetos lumino técnicos no âmbito da arquitetura e da cidade, além de produzir luminárias cujas formas criam produtos exclusivos, assim como sistemas para a indústria com soluções que vão ao encontro dos padrões sustentáveis atuais.

Em entrevista à revista Uniflex, Fortes nos conta desde a sua formação à criação do seu Estúdio, a importância de uma iluminação adequada aos ambientes, como é receber um aluno no seu time e a dificuldade em identificar se ele está ali porque quer atuar na área ou está apenas para cumprir um plano de estágio.

Didático e conhecedor profundo do tema, fala da construção de Brasília, do Aterro do Flamengo, da importância da Internet e da comunicação, da Abertura Comercial Brasileira, ocorrida em março de 1990 e sua importância para o mercado nacional, das feiras nacionais e internacionais especializadas, e o quanto é fundamental as suas viagens pelo globo.

Acima na primeira imagem: detalhes da loja NK Store, em São Paulo, que leva o projeto luminotécnico do Estúdio Carlos Fortes. Enquanto o arquitetônico tem a assinatura do Estudio Tupi, que utilizou a Cortina Wave Uniflex em gaze de linho. | Foto: Andrés Otero | Acima na segunda imagem: detalhes da loja Uniflex | Cidade Jardim, em São Paulo, com o projeto luminotécnico do Estúdio Carlos Fortes e reforma arquitetônica do Estudio Tupi com destaque para a Cortina Painel motorizada em diferentes cores de tecido para a vitrine da loja montada em 45º com o intuito de criar o efeito brise. | Foto: Andrés Otero

Para ler essa e outras matérias da Revista Uniflex, baixe agora a edição 22.
Idéias, design e tecnologia em sistemas de proteção solar.