Apartamento galeria


Projetado para um casal apaixonado por tudo o que é belo e pela vida, o Fagá Arquitetura criou esta morada.

Unida por dois apartamentos, duas caixas que se integram para abrigar a dupla no Edifício Ritz Residence. O resultado? Uma verdadeira casa em que a arte e o design se completam e transformam-se em uma verdadeira galeria de arte e design para morar: minimalista e ao mesmo tempo confortável e elegante.

O briefing? Um lar com pequenos e grandes cenários que traduzissem um pouco a alma da dupla, porém com total liberdade de execução para o escritório: “Eu encarei isso com muita responsabilidade. Eles poderiam, em tese, fazer tudo o que queriam e eu tive muito cuidado em buscar e desenhar exatamente isso,” comenta o arquiteto.

Localizado na Praia Lagoa da Anta, endereço mais cobiçado pelos endinheirados de Maceió e região, o mar e o horizonte entram em cena e adentram os espaços protagonizando cenários incríveis, abençoados com as diversas tonalidades de luz natural, tendo como pano de fundo a arte da natureza em movimento.

No lavabo, um dormente de linha de estação de trem com cubo em cima e um reboco sarrafeado foi feito ‘in loco’ com o próprio cimento da obra. Enquanto nas suítes foram reutilizados painéis carbonizados que o escritório fez para uma edição da CASACOR, traduzindo uma construção feita com materiais simples, sem prepotência.

Tudo no décor é rico de beleza e história. O trono – feito de madeira retirada do mangue, que retorcida transforma-se naturalmente com o trabalho do artesão em um design – é a cadeira que mais se expressa no apartamento e “foi uma brincadeira não de fazer um trono para o rei do Instagram, mas de colocar o Nordeste ali dentro e ao lado de grandes nomes do design, como Rodrigo Almeida, Martin Eisler, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues e Guilherme Torres”, afirma Fagá.

Acima: detalhe da cozinha gourmet, onde as linhas e a produção se encaixam com perfeição. Execução: Uniflex | Maceió Foto: Sarah Medeiros Produção: Aldi Flosi

Com forro aparente, toda a estrutura do apartamento está à vista, como as lajes colmeias fazendo uma relação mais industrial, as calhas e as eletrocalhas criando um desenho no teto. A palheta de cores remete ao pôr do sol, onde o cinza do concreto e a cor rosa, muito clara, fazem a conexão com o mar, que parece invadir a morada.

Feito para um casal que adora receber, o escritório idealizou um grande vão o qual o sofá ora é voltado para o home e o seu telão, ora para o living com poltronas, mesa de centro, para a sala de jantar e a cozinha. Tudo totalmente sem rupturas. Os móveis laterais têm a marcenaria desenhada pelo Fagá Arquitetura, cujas portas brincam com o ambiente.

Feito para ser despretensioso, exatamente como é o casal, que desde a infância convive com as suas respectivas famílias envoltas à mesa, a integração desses ambientes é uma forma de trazer o resgate para que quando alguém estiver na cozinha todos possam participar, sem hierarquias entre os ambientes.

“É preciso pensar na relação dos espaços, na relação com o entorno. Estamos criando diante de um cenário, o qual não consigo competir com Deus! Vou abraçar Ele e criar algo que se conecte com tanta beleza!”, explica o arquiteto, que utiliza os produtos Uniflex em todo o apartamento. No living e no Closet Master, por exemplo, a Persiana de Madeira, com lâminas de 50 mm, motorizada, da Coleção Frosted – pintura fosca –, na cor White, com fita também na cor branca, faz a combinação perfeita com o décor. Já em todas as suítes, a composição perfeita para dormir e proteger cada ambiente do sol ficou por conta da Rolô, em Blackout, e tela solar. Para o Blackout, a escolha certa foi da Coleção Oscurama, na cor Snow; e para a tela solar, a Thermoscreen 5% na cor Super White. Tudo para contracenar com a intimidade que os ambientes exigem. Enquanto nos banheiros foram usadas as Persianas de Alumínio, na cor Black, com lâminas de 50 mm, que fazem a diferença e dão o cheque-mate na decoração desta morada.

Os produtos Uniflex foram escolhidos pelo Fagá Arquitetura porque as peças podem ser personalizadas e executadas em diversas larguras e alturas. A escolha pela Persiana de Madeira para o living foi para transmitir amplitude para a bela vista que todo o apartamento oferece aos moradores, que podem regular a entrada de luz e privacidade escolhendo a posição da lâmina. Uma solução versátil com uma estética ímpar.

Acima: detalhe do closet da Suíte Master com a Persiana de Madeira Uniflex, da Coleção Frosted, motorizada, na cor White com pintura fosca e fitas brancas. Já as lâminas são de 50 mm e foram clicadas entreabertas. | Execução: Uniflex | Maceió Fotos: Sarah Medeiros | Produção: Aldi Flosi

Para ler essa e outras matérias da Revista Uniflex, baixe agora a edição 22.
Idéias, design e tecnologia em sistemas de proteção solar.