Toque de Mestre


Com estilo contemporâneo e tom despojado, o Carlos Otávio Arquitetos chancela a arquitetura dos restaurantes da rede Coco Bambu Brasil afora.

Com o intuito de criar um visual sofisticado sem perder o tom despojado da marca e garantir que as pessoas ao saírem de casa para irem a um restaurante tenham uma experiência gastronômica única e atraente quando se fala da arquitetura dos espaços, Carlos Otávio arquiteta desde 2016 todos os restaurantes da rede Coco Bambu Brasil afora, conectando com muita bossa as áreas de trabalho internas, como a cozinha, com os grandes e pequenos salões que recebem o público.

Recheado de tijolo aparente, pela madeira, que aparece ora no piso intercalando com pedras nacionais, ora na parede e no teto criando o desenho perfeito com elementos escuros como o preto, o Coco Bambu Iguatemi Fortaleza possui 4 mil m2 de área construída e foram divididos em três pisos. O primeiro abriga a recepção, o bar, o restaurante e a sala de eventos. O segundo, outro bar, uma grande área de salão e o ‘lounge music’, espaço reservado para shows. No terceiro piso, a área infantil do buffet ‘Plus’, também uma marca do grupo.

“Como sempre afirmo, o projeto é um fio condutor do trabalho. Porém, ao longo da obra surgem determinadas situações em que é necessário repensar, por vezes, áreas inteiras. A princípio, o acesso do restaurante era completamente térreo. Mas com a entrada dos projetos dos elevadores, fez-se necessário subir mais de 1 m o piso de acesso à recepção. O que tornou-se um desafio resolver situações de escada e rampa, deixando bonito o bar que ficaria com uma altura muito fora do padrão. Aquilo que parecia ter sido um entrave resultou em um dos espaços mais impactantes do projeto. O desnível criou um momento teatral de acesso ao restaurante”, comenta Carlos Otávio.

Imponentes, mas sem soberba, as imensas esquadrias de vidro, inclinadas e alternadas, foram concebidas pelas pranchetas do Carlos Otávio Arquitetos com o propósito de invasão de luz natural nos ambientes e de permitir o olhar para o grande parque do shopping.

Carregada de alegria e de beleza natural, incluindo as suas praias de tirar o fôlego, Fortaleza é considerada a capital do sol no Nordeste. Para isso, um projeto que possui 220 m de fachada feita em vidros e esquadrias em um pé-direito com os seus generosos 6 m, somando ao todo 592 m2 protegidos com os produtos Uniflex, o Carlos Otávio Arquitetos não pensou duas vezes ao fazer as escolhas certas quando o tema é garantir a melhor performance térmica e visual para cobrir as grandes janelas do restaurante com as Rolôs Multibanded Uniflex com fator de abertura da tela solar de 3%, na cor Black/White. Ao todo foram utilizadas 43 peças motorizadas, em tecido Double-Face exclusivo, aprovado pelas mais respeitadas organizações de testes, como o Oeko-Tex® que testa a presença de compostos orgânicos, e o Ecospecifier®, garantindo a fabricação ecologicamente consciente; além de ser formulado pelo processo LOE, uma tecnologia de emissão de baixo teor de odor, e, ainda, aprovado pelo Greengard®.

No quesito elegância e também conforto, 18 peças motorizadas da Persiana de Madeira da Coleção Classic Uniflex, na cor Saddle Brown e com lâminas de 50 mm, foram inseridas no projeto para acompanhar os elementos empregados.

Juntas, as Rolôs de proteção solar e as Persianas de Madeira Uniflex criam um sistema de solução completo e perfeito para ambientes corporativos.

“Os projetos do Carlos Otávio Arquitetos nos permitem trabalhar em empreendimentos complexos e especiais, com engenharias e soluções que fogem do convencional, de uma forma simples e leve.”

Denise Kacem, sócia da Uniflex | Aldeota

“Fazer parte deste projeto onde foram utilizados 592 m2 dos produtos Uniflex, a maior fachada de restaurante em shopping e produtos motorizados inclinados com 6 metros de altura, que resultou em diversos fatores, da beleza estética à proteção solar para os ocupantes e mobiliários compostos, nos faz acreditar ainda mais na força da nossa marca, que tem como protagonistas os mais incríveis profissionais da arquitetura e decoração Brasil afora.”

Mathias Roth, CEO da Uniflex

Conheça a Uniflex Aldeota

Para ler essa e outras matérias da Revista Uniflex, baixe agora a edição 20.
Idéias, design e tecnologia em sistemas de proteção solar.