Temperatura máxima com Lauro Andrade sobre a Design Weekend SP 2020


‘Design pela Vida’ e o ‘Despertar da Cidade’ foram os temas
da semana de design da cidade de São Paulo

Na sua 9ª edição, a DW!, que aconteceu entre os dias 8 e 14 de novembro, foi realizada em formato híbrido – digital e presencial – e guiada pelos protocolos sanitários para garantir a segurança e saúde dos participantes e visitantes do evento realizado em meio à pandemia da Covid-19.
Em entrevista à Uniflex, Lauro Andrade, idealizador do evento e uma das mentes mais brilhantes quando o assunto é empreendedorismo, afirma que “o design e a arquitetura são essenciais para a segurança, o bem-estar e a retomada da vida das pessoas”. E continua: “A abertura responsável é um dos pontos mais importantes dentro desse novo formato. E ao realizar uma ação presencial dentro da programação do festival, exigimos a adoção de forma
rigorosa, de um conjunto de processos e medidas de saúde e segurança exigidos pelas autoridades competentes”. Confira, na íntegra, o nosso bate- -papo.

Uniflex: O ano de 2020 pegou a todos de surpresa e vimos o universo on-line entrar com tudo e de vez na vida das pessoas, seja no âmbito pessoal ou no profissional. Os eventos e as feiras tiveram de se adaptar rapidamente aos novos formatos. Como foi criar e desenvolver o Design Weekend SP neste ano?

Lauro Andrade: Sem dúvida, a edição mais complexa da nossa história, tanto pelo aspecto profissional como pessoal. Pessoal, pois lidávamos com um contexto único e incontrolável, de extrema incerteza, trágico para a humanidade, com perdas irreparáveis.
Investimos grande parte do nosso tempo não em definir uma estrutura, mas em encontrar um propósito para continuar. Encontramos no conceito da OMS, na qual saúde não é apenas ausência de doença, mas o completo bem-estar físico, mental e emocional.
Neste contexto, os segmentos de arquitetura, design e interiores são parte da solução, propondo novas ideias para ambientes residenciais, de trabalho, de lazer e de serviços. Decidimos ser parte da solução.

Uniflex: Após o Design Weekend 2020, como você pensa o evento para o próximo ano?

Lauro Andrade: O formato de eventos híbridos veio para ficar. Nossos eventos são construtores e integradores de comunidade, proporcionando a ela conteúdo, negócios e relacionamento. Grande parte do ‘conteúdo’ pode – e será – entregue no meio digital. Em termos de ‘relacionamento’, a interação presencial ainda é muito importante. E nos negócios de ‘bens duráveis e semiduráveis’, caso da arquitetura, interiores e design, o contato é essencial. Aguardamos apenas a definição da Semana de Design de Milão para definir a nossa data de 2021. Há chances reais de eles mudarem de abril para setembro. Se isso acontecer, provavelmente teremos a DW! em um cenário de vacinas já aplicadas em larga escala, e isto definirá o nosso formato.

Acima: Lauro Andrade, idealizador do DW!
Foto: divulgação DW!

Uniflex: A semana do DW! sempre recebeu um público grande vindo dos quatro cantos do Brasil, que agitam a capital paulista. Você pode nos contar se, neste ano em que o evento foi híbrido, o on-line atingiu a meta de público?

Lauro Andrade: Nossas expectativas principais eram se os parceiros entrariam no festival, apesar das incertezas. E se teríamos visitantes. Alcançamos nossos objetivos quando exigimos das marcas participantes formatos seguros e responsáveis para realizar as suas ações. Grande parte das atividades até 2019 eram presenciais indoor. Em 2020, houve uma migração de grande parte deles para formatos presenciais outdoor e 100% digitais. Nossa comunidade foi criativa e encontrou soluções seguras e responsáveis. A já esperada redução do público presencial foi compensada pelo gigantesco alcance digital.

Uniflex: Para Lauro Andrade, quais foram os destaques do evento?

Lauro Andrade: Tivemos 202 eventos em 105 locais  presenciais e digitais. Os temas ligados à afetividade, responsabilidade, cidadania, ativismo, sustentabilidade e outras causas ‘muito além da forma e função’ foram os grandes protagonistas. Sem dúvida alguma, com a introspecção do isolamento, despertamos e ressignificamos valores. Saímos humanamente mais fortes. Que venha 2021!

Para ler essa e outras matérias da Revista Uniflex, baixe agora a edição 21.
Idéias, design e tecnologia em sistemas de proteção solar.