Uniflex: O ano de 2020 pegou a todos de surpresa e vimos o universo on-line entrar com tudo e de vez na vida das pessoas, seja no âmbito pessoal ou no profissional. Os eventos e as feiras tiveram de se adaptar rapidamente aos novos formatos. Como foi criar e desenvolver o Design Weekend SP neste ano?
Lauro Andrade: Sem dúvida, a edição mais complexa da nossa história, tanto pelo aspecto profissional como pessoal. Pessoal, pois lidávamos com um contexto único e incontrolável, de extrema incerteza, trágico para a humanidade, com perdas irreparáveis.
Investimos grande parte do nosso tempo não em definir uma estrutura, mas em encontrar um propósito para continuar. Encontramos no conceito da OMS, na qual saúde não é apenas ausência de doença, mas o completo bem-estar físico, mental e emocional.
Neste contexto, os segmentos de arquitetura, design e interiores são parte da solução, propondo novas ideias para ambientes residenciais, de trabalho, de lazer e de serviços. Decidimos ser parte da solução.
Uniflex: Após o Design Weekend 2020, como você pensa o evento para o próximo ano?
Lauro Andrade: O formato de eventos híbridos veio para ficar. Nossos eventos são construtores e integradores de comunidade, proporcionando a ela conteúdo, negócios e relacionamento. Grande parte do ‘conteúdo’ pode – e será – entregue no meio digital. Em termos de ‘relacionamento’, a interação presencial ainda é muito importante. E nos negócios de ‘bens duráveis e semiduráveis’, caso da arquitetura, interiores e design, o contato é essencial. Aguardamos apenas a definição da Semana de Design de Milão para definir a nossa data de 2021. Há chances reais de eles mudarem de abril para setembro. Se isso acontecer, provavelmente teremos a DW! em um cenário de vacinas já aplicadas em larga escala, e isto definirá o nosso formato.