Nos embalos com Uniflex – Arte e design


Uniflex conta o que não se pode perder


Dubai Design Week

Entre os dias 9 e 14 de novembro, com os holofotes voltados à cena de design regional, a Dubai Design Week propõe uma edição ao ar livre, composta por intervenções urbanas, instalações e experiências em áreas abertas com o intuito de colaborar com as novas definições de um futuro próximo e distante. Reimaginando o mundo, o escritório Downtown Design realiza a exposição intitulada ‘The Shape of Things to Come’, trazendo possíveis conceitos para a arquitetura e o design de interiores do futuro. A exposição ‘MENA Grad Show’, composta por jovens designers recém-graduados, apresentará projetos cujo norte será a construção de melhorias na qualidade de vida em escalas globais. E, por fim, entre outros tantos projetos, o evento se engaja com iniciativas da Embaixada Suíça, do Institut Français e do Consulado Geral dos Países Baixos para vislumbrar uma reconstrução arquitetural
que considera os impactos sociais, econômicos e culturais do momento.
Onde: Dubai
Site: dubaidesignweek.ae
Instagram: @dubaidesignweek


OSGÊMEOS, na Pinacoteca

Originalmente prevista para o dia 28 de março de 2020, a exposição da dupla OSGÊMEOS ocupa, desde o dia 15 de outubro, as áreas externas e internas de um dos mais importantes museus da América Latina, a Pinacoteca.
Intitulada ‘Segredos’, a exposição traz mais de 60 trabalhos dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, sendo cerca de 50 inéditos no Brasil. Composta por pinturas, esculturas,
intervenções e instalações imersivas, a primeira exposição panorâmica da dupla traz ao público desenhos e cadernos de anotações, estas últimas feitas na adolescência, criando um fio narrativo que nos permite compreender o surgimento das famosas personagens amarelas. Com visitação gratuita, é necessário o agendamento de horário para mergulhar no imaginário de OSGÊMEOS.
Onde: Praça da Luz, nº 2, Luz, São Paulo
Site: pinacoteca.org.br
Instagram: @pinacotecasp


MAM-SP

No dia 13 de outubro, o MAM-SP reabriu as suas portas para o público com uma sensível exposição individual do artista paraibano Antonio Dias (1944-2018). Com trabalhos expostos em bienais passadas e inúmeras exposições coletivas, ‘Derrotas e Vitórias’ é, com certeza, uma importante exposição para a compreensão dos princípios artísticos e éticos do artista que, durante toda sua carreira, colecionou a si mesmo, mantendo trabalhos por perto ou recomprando suas obras de terceiros a fim de construir sua própria narrativa. Percorrendo seus primeiros trabalhos, da década de 1960, a exposição deságua em sua última tela e nos dá acesso a uma deriva sentimental ao legado que Antonio criou para si e que, cedida gentilmente por sua família, agora pode ser vista pelo público. Estão em cartaz, igualmente, as exposições ‘Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM – 20 anos’ e ‘Projeto Parede | Roçabarroca’.
Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Moema, São Paulo
Site: mam.org.br
Instagram: @mamoficial


SP-Foto Viewing Room

Após o sucesso da primeira edição do SP-Arte Viewing Room, que reuniu mais de 56 mil visitantes de diversas regiões do Brasil e do mundo em uma única plataforma digital, é anunciada a SP-Foto Viewing Room que, entre os dias 23 e 29 de novembro, disponibilizará acesso aos projetos expositivos de galerias, editoras, coletivos e instituições nacionais e internacionais que dão foco à fotografia. O público poderá acessar informações e curiosidades sobre os artistas e as obras exibidas por meio de uma plataforma dinâmica e inteligente, que facilita o contato com as galerias.
Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Moema, São Paulo
Site: mam.org.br
Instagram: @mamoficial


Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake reabriu as suas portas no último dia 17 com duas exposições em cartaz. ‘Tomie Ohtake: poesia se medita’ apresenta a proposta curatorial que relaciona a obra da artista com a poesia oriental. As obras selecionadas para a mostra se estruturam verticalmente, como nos haicais japoneses, gravuras e pinturas de gestos sintéticos e objetivos, que por vezes denotam traço caligráfico, e o álbum ‘YU-GEN’, com 12 gravuras, de 1997. Na série que compõe o álbum, a arte de Tomie é sobreposta com poemas concretos inspirados no Japão de Haroldo de Campos. Uma obra realizada a quatro mãos, em que o texto manuscrito pelo próprio poeta e reconhecido tradutor de poesia japonesa também vira imagem e contracena em equilíbrio com os desenhos impregnados pelas formas e cores da artista.
Onde: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo
Site: institutotomieohtake.org.br
Instagram: @institutotomieohtake


Metropolitan Museum

A exposição exclusiva do 150º aniversário do Met leva os visitantes em uma jornada envolvente e instigante pela história de uma das instituições culturais mais proeminentes do mundo. ‘Making The Met, 1870–2020’ apresenta mais de 250 obras de arte, desde as favoritas dos visitantes até os tesouros frágeis que só podem ser exibidos de vez em quando.
Organizada em torno de momentos de transformação na evolução da coleção, a exposição revela as figuras visionárias e as forças culturais que impulsionaram o Museu em novas direções desde a sua fundação. Fotografias de arquivo raramente vistas, recursos digitais e histórias do trabalho dos bastidores e do alcance da comunidade do Museu aprimoram
essa experiência única.
Onde: 1000 Fifth Avenue, Nova York
Site: metmuseum.org
Instagram: @metmuseum

Para ler essa e outras matérias da Revista Uniflex, baixe agora a edição 20.
Idéias, design e tecnologia em sistemas de proteção solar.