Antenado e nada convencional com João Armentano


Criador de tendências, Armentano está à frente de um dos escritórios mais badalados da arquitetura e interiores do país.

“Há um tempo, nós tínhamos um grupo de trabalho, eu como arquiteto e jovens empresários. Entre eles, um cara que na época não era muito conhecido e, hoje, pode ser até candidato a presidente: o senhor, doutor Luciano Huck; o grupo tinha ideias imobiliárias novas, de criar algo novo que não existisse no nosso país. Foi então que Huck teve a brilhante ideia de me ‘cutucar’ como arquiteto e falar: ‘Pô, Johnny Boy, vamos fazer um conceito novo de moradia? Vamos atrás de uma coisa nova e que não tenha aqui no Brasil?’. Pô, uma ideia legal, vamos atrás de lofts. Em Nova York muita gente mora em loft” …”

– João Armentano, arquiteto e protagonista da edição 23 da revista Uniflex

As portas do elevador se abriram e ficamos boquiabertas com o que se apresentava diante de nossos olhos. Wow! Este foi o som e a emoção, abafados pela razão, que sentimos ao adentrar no escritório de João Armentano.

Localizado na cobertura triplex do Loft Office, edifício construído pelo próprio arquiteto em bairro nobre da capital paulista, o escritório de Armentano é carregado de personalidade e elegância, com mobiliários e objetos que se complementam aos espaços amplos, pés-direitos generosos – ora triplos, duplos e ora simples –, estruturas aparentes, escadas de ferro e até passarela.

Uma das curiosidades que descobrimos no local é a coleção do arquiteto da Estátua da Liberdade, lembrança trazida de suas viagens para Nova York,
acomodadas pretensiosamente na prateleira da grande sala de reuniões. São várias!

Prezando pela praticidade, pelo conforto e o bem-estar de quem viria ocupar os espaços – o seu time –, os ambientes foram pensados para o trabalho em equipe e para ser inspirador com salas amplas conectadas por meio de grandes rasgos nas paredes, com ou sem vidro. Mas na hora em que é preciso de um pouco de privacidade, as portas de correr em madeira das salas de reuniões cumprem muito bem o seu papel.

O bom da arte e do design também não passam despercebidos, e o moderno e contemporâneo protagonizam cenários incríveis.

E quando o quesito é a proteção solar, a Rolô Thermoscreen Uniflex entra em cena em todos os espaços como um elemento para integrar o décor
dos ambientes e controlar a luz natural abundante do escritório.

Para ler essa e outras matérias da Revista Uniflex, baixe agora a edição 23.
Idéias, design e tecnologia em sistemas de proteção solar.